Cesar Cora

Cesar Cora

22/03/2017

Saiba como deve ser o banho completo nos cavalos

saiba-como-deve-ser-o-banho-completo-nos-cavalosO banho é uma atividade refrescante e relaxante para o cavalo, que pode ser feita sempre depois do período de exercícios ou trabalho. O banho completo, com shampoo e condicionador, é recomendado pelo menos uma vez por semana. É importante que o banho completo seja dado em horários em que o sol esteja forte e o dia ainda quente, para que o cavalo não se resfrie durante a secagem.

Antes do banho uma escovação vai tirar o pó do corpo e relaxar os músculos, evitando que o animal fique tenso. Passar óleo ou pomada selante de cascos vai proteger a região da absorção da água, que pode fazer com que os cascos trinquem, especialmente nos períodos quentes.

Depois de escovado, a ducha pode ser feita como de costume e o shampoo colocado em um balde e diluído em água. Com a espuma que vai se formar, basta usar uma esponja para espalhar pelo cavalo, na direção contrária dos pelos. Quando todo o corpo do equino estiver ensaboado, mergulhe a cauda no balde para hidratar o pelo. O shampoo pode ser aplicado diretamente na crina e na cauda para desembaraçar o pelo, tirando os nós com os dedos.

Com o animal ensaboado, uma luva de borracha pode ajudar na lavagem, levantando o pelo solto e garantindo que não haverá mais sabão na pele. Depois de lavar o corpo, molhe a cauda e verifique se não há mais espuma presa, desde a raiz. Use o raspador no sentido do pelo para ajudar a secar. Até mesmo as pernas devem ser secas, com o uso de uma espoja limpar torcendo sempre que estiver úmida. Lembre-se de secar o animal com uma toalha, já que nos climas quentes áreas úmidas são propícias a criar bactérias.

Com uma espoja úmida o rosto do cavalo pode ser limpo, evitando sempre que a água escorra em seus olhos. Comece dos olhos para baixo seguindo para o topete, bochechas e orelhas. Faça o mesmo com a esponja umedecida com sabão e depois retire os resíduos com a esponja umedecida na água. Por último, seque o rosto com uma toalha grande para evitar a propagação de bactérias. Com informações da revista Practical Horseman.